Bem Vindos

Como membro da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça e em nome de todos os seus membros, desejo-vos uma boa leitura. Sugiro para quem não conhece o movimento que passe pelo tópico - APRESENTAÇÃO DA A.I.D.I.A. - para que melhor possam compreender este movimento cultural.

Com este blogue esperamos proporcionar informação à altura dos seus leitores e, principalmente, uma zona de debate onde todos podem participar.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A RECONSTRUÇÃO DO SAGRADO – RELIGIÃO POPULAR NOS AVIEIROS DA BORDA D’ÁGUA

O livro, A Reconstrução do Sagrado – Religião Popular dos Avieiros da Borda d’Água, é um dos marcos na luta da A.I.D.I.A pela preservação e elevação da cultura avieira a património nacional. Este foi publicado no dia 12 de Dezembro de 2009, cerca de um ano mais tarde, após o presidente da associação Dr. João Monteiro Serrano, ter proposto, na Conferência Nauticampo 2008, o seu objectivo inerente ao Projecto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional.

Durante o valioso prefácio do Bispo de Santarém, Manuel Pelino Domingues, podemos ler algumas das suas reflexões - “…estamos perante uma via de acesso à alma de um povo peculiar como são os avieiros. As variadas crenças e práticas revelam, de forma positiva ou negativa, a integração social, a influência dos laços familiares, o nível de escolaridade, o grau da cultura enquanto visão do mundo e compreensão da vida, os valores dominantes, a relação comunitária, etc.”.

A cultura avieira é um fenómeno cultural e religioso, ambos caminham de mão dada desde o nascimento até à morte e com tal se justifica a junção do sagrado com o quotidiano avieiro.

Muitos costumes, crenças e palavras que hoje possuímos são oriundos desta cultura esquecida nas entranhas da memória.

Foi com base em entrevistas e em muitos outros trabalhos que os autores (Dr. Aurélio Lopes e Dr. João Monteiro Serrano) elaboraram “A Reconstrução do Sagrado”, da Âncora Editora. Este projecto literário não seria possível sem o auxílio de todos aqueles que contribuíram para esta obra. Outros factores importantes para a elaboração deste livro foram as cerca de 160 referências bibliográficas e ainda dois anexos muito importantes: Um Conto Avieiro e O Portfólio Fotográfico.

Paginados na secção “OS NOSSOS ENTREVISTADOS” estão nomes de testemunhos como António Gerónimo da Silva, Fernando Pelarinho, Augusto Penela, entre outros nomes de igual relevância. O incrível testemunho do Sr. António Gerónimo da Silva, entrevistado no dia 24 de Novembro de 2006, foi de extrema relevância devido ao facto de ser o último pescador da aldeia avieira do Patacão, concelho de Alpiarça. Contudo, em 2007 devido a um problema de visão foi obrigado a abandonar o Tejo e assim o modo de vida piscatório, tendo-se perdido o ultimo avieiro de Alpiarça.

Hoje, na praia do Patacão podemos vislumbrar o que outrora fora uma aldeia avieira populada e lindíssima. Podemos também observar um outro problema pertinente: as explorações areeiras. Nada temos contra estas explorações e acreditamos que, em honra à reabilitação da praia e da aldeia avieira do Patacão, se possa dialogar com os empresários responsáveis, de modo a criar uma utilização sustentável com toda a paisagem e o ecossistema do Tejo.

O exemplo do Sr. Gerónimo serve para consciencializar as pessoas da realidade: o património Avieiro esta a desvanecer. O Projecto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional é nada mais que a defesa da nossa identidade como portugueses.


Obrigado


1 comentário:

  1. Ganhei uma nova paixão ao descobrir esta cultura. A forma de vida deles, as casas a simplicidade. Fiquei simplesmente fascinado.

    ResponderEliminar