Bem Vindos

Como membro da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça e em nome de todos os seus membros, desejo-vos uma boa leitura. Sugiro para quem não conhece o movimento que passe pelo tópico - APRESENTAÇÃO DA A.I.D.I.A. - para que melhor possam compreender este movimento cultural.

Com este blogue esperamos proporcionar informação à altura dos seus leitores e, principalmente, uma zona de debate onde todos podem participar.

domingo, 11 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO DA A.I.D.I.A.

Sejam bem-vindos,



A Associação de Desenvolvimento Integrado de Alpiarça ou A.I.D.I.A nasceu no dia 13 de Janeiro de 2005, através do Cartório Notarial de Alpiarça.

Os seus fundadores foram: Américo Gonçalves Monteiro, economista e empresário vitivinícola; Carlos do Céu Pereira, engenheiro enólogo e dirigente federativo; Felícia Prudêncio Gameiro, Doutoranda em Ciências da Educação e Educadora Infantil; João M. Monteiro Serrano, Doutorando em Ciências da Educação e presidente da Associação; Joaquim Agostinho do Nascimento, licenciado em Educação Física e Professor na Escola Secundária de José Relvas, em Alpiarça; Joaquim Duarte Garrido, empresário e proprietário das Edições Cosmos; José João Pais, reformado bancário, presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça e pesquisador de temas de história local e regional; Luís Marques Barbosa, Professor Associado na Universidade de Évora; Maria Luísa Duarte Paciência, engenheira e empresária vitivinícola; Paulo Gonçalves Monteiro, engenheiro enólogo e empresário vitivinícola; Paulo Saturnino Cunha, empresário vitivinícola; e Valdemar Fernando dos Santos, empresário vitivinícola.

Tal como o nome desta associação indica, o objectivo desta iniciativa é contribuir para o desenvolvimento integrado de Alpiarça. Procuramos inventariar recursos, propor projectos que conduzam a soluções tangíveis tendo em conta realidades económicas, sociais e culturais de Alpiarça.

Dentro dos objectivos propostos destacam-se:

  • Promover, apoiar e organizar acções de formação profissional e outras que valorizem os recursos humanos e materiais de Alpiarça;
  • Colaborar com entidades públicas e privadas interessadas no desenvolvimento integrado de Alpiarça;
  • Organizar e manter serviços de informação e documentação;
  • Candidatar-se com projectos locais aos programas gerais específicos, quer nacionais, quer de âmbito comunitário, destinados a apoiar o desenvolvimento integrado de Alpiarça;
  • Definir produtos locais de qualidade e desenvolver mercados adequados;
  • Preservar, promover e divulgar a cultura local.
  • Ligar a formação profissional à organização e desenvolvimento de novas actividades e empresas, capazes de aproveitar e valorizar recursos locais, quer humanos, quer materiais;
  • Desenvolver o espírito empreendedor.

Esta associação não está contudo limitada apenas a Alpiarça. Somos acima de tudo um movimento cultural que funciona a nível nacional. Portanto, o nosso objectivo é que todos vós participem neste movimento, visto que acima de tudo somos portugueses.

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário